Bem vindo ao Monte Saquir, a Montanha Sagrada!
Como é do conhecimento geral, Monte Saquir é a forma aportuguesada de pronunciar as palavras com que os árabes designavam quatro montanhas existentes no sudoeste da Península Ibérica, num território que esteve sob o seu domínio durante muitos anos, conhecido por al-Andaluz.
A todas elas chamavam Monte Sagrado, sendo a Serra de Monchique a mais ocidental das quatro. As restantes três situam-se em Espanha, na atual Comunidade Autónoma da Andaluzia (Montejaque, na província de Málaga, Mojacar, na província de Granada e Montejicar, na província de Almería). Segundo os entendidos, todas elas devem o respetivo nome à aglutinação desses dois vocábulos.
Assim vemos decifrada a origem do nome da nossa serra, concelho e região, ficando para trás outras teorias que vigoraram durante muitos anos baseadas apenas em mitos e suposições.
Tudo isto para justificar o nome deste novo site que, na sequência dum outro que publiquei anteriormente – O Parente da Refóias – e, por razões alheias à minha vontade, se perdeu irreversivelmente neste mar tormentoso que é a internet, pretendo dedicar igualmente à nossa região, continuando a dar especial relevo à sua linguagem tradicional, usos e costumes e também ao seu passado e presente, através da página ‘Blog’.
Esta é a minha forma de prestar mais uma homenagem à Região de Monchique, minha Serra e Terra Mãe, e a todos os que lá nasceram, viveram e morreram, contribuindo para o surgimento duma cultura tão rica e duma identidade tão peculiar.
Inicialmente, darei prioridade à reprodução de alguns artigos publicados no ‘Parente da Refóias’ que consegui recuperar dos meus arquivos e, eventualmente, outros que venha a criar à medida que este novo site vá evoluindo.
Numa espécie de contrapartida, as restantes páginas deste site serão de natureza mais geral e nelas pretendo navegar ao sabor da corrente, isto é, conforme os meus estados de alma e as oportunidades do momento me motivem.
Monchique, 15 de Maio de 2018