Para ver o slideshow, clique na imagem, se faz favor.
Por sete dias, a Montanha Sagrada – Monte Saquir para os árabes, Serra de Monchique para nós – viu-se, novamente, envolvida no Inferno de Dante.
A freguesia do Alferce ficou reduzida a cinzas e grande parte da de Monchique ardeu também. Restou a de Marmelete que foi poupada este ano.
Pouco mais há a dizer. Todos já sabem o resto. Uns com uma versão, outros com outra.
Há dois anos, publiquei um pequeno vídeo no Youtube, feito no ataque final a um outro incêndio em que uma das frentes foi dominada na Ribeira de João de Gales, Marmelete (https://www.youtube.com/watch?v=KE7HVycso3Q&t=6s). Nesse vídeo, terminava com as seguintes palavras:
“Ainda este ano, no próximo, no seguinte e para sempre, teremos mais… Não se iluda caro compatriota. Enquanto os donos dos terrenos e o estado não limparem o mato, enquanto os criminosos forem tratados como pessoas de bem e os cidadãos cumpridores foram tratados como criminosos, enquanto os meios priviligiados de ataque aos incêndios estiverem nas mãos de privados, enquanto o nosso país for gerido por políticos como os que temos tido desde há séculos e, em especial, nas últimas décadas, nada mudará para melhor!…“.
Nada tenho a acrescentar…
Para ver o slideshow, clique na imagem, se faz favor.